Banco central abriu consulta a valores esquecidos por falecidos
Agora é possível consultar se uma pessoa falecida deixou valores em conta em bancos, consórcios, entre outros
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central no qual você pode consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição.
O sistema está disponível para que as pessoas consultem seu próprio CPF, e o de pessoas falecidas. Incialmente, para acessar o sistema abre uma fila digital, e quando chega sua vez inicia a contagem de 30 minutos para acessar a plataforma e verificar as informações.
Para pessoas falecidas, o sistema permite que herdeiros, inventariantes e testamenteiros consultem se existem valores a receber em contas de banco, consórcio ou outra instituição financeira. Na consulta, é possível saber a faixa do valor esquecido e o contato para mais informações direto com a instituição onde o valor se encontra depositado.
O procedimento para saque de dinheiro de pessoas falecidas é feito através inventário, direto no próprio banco ou instituição onde o valor encontra-se depositado.
O inventário é um procedimento essencial e necessário para regularizar os bens de pessoa falecia, o que inclui dinheiro em conta, automóveis, imóveis, entre outros, sendo indispensável participação de advogado, preferencialmente especialista.
O inventário pode ser feito judicialmente, mas em muitos casos pode ser feito de forma mais rápida, econômica e totalmente consensual através de inventário extrajudicial ou alvará judicial.
Para saber sobre o procedimento é necessário analisar o caso e os documentos da pessoa falecida, buscando encontrar a solução mais rápida e econômica para o cliente.
Além dos custos do inventário (judicial ou extrajudicial) é necessário pagar os honorários advocatícios, o imposto sobre a herança (ITCMD), certidões dos falecidos e herdeiros. O custo total gira em torno de 8% a 12% sobre o valor de herança que está sendo recebido, e deve ser pago antecipadamente pelos herdeiros.
Se você encontrou dinheiro de pessoa falecida clique link para mais informações: https://clieent.io/page/valores-esquecidos.